segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Seleção para Cufa Global

Central Única das Favelas selecionará obras de 20 grafiteiros de comunidades
para exposição na Semana Global da Cufa, em Nova Iorque
Iniciativa tem o apoio da FedEx e da Ford Foundation
RIO DE JANEIRO, 24 de agosto de 2015 — Em uma ação apoiada pela Ford Foundation e a FedEx, subsidiária da FedEx Corp. (NYSE: FDX) e maior empresa de transporte expresso do mundo, a Cufa promoverá uma intervenção artística de grafite em sua sede, situada sob o viaduto Negrão de Lima, no bairro de Madureira.
A partir das 10 da manhã do dia 28 de agosto, cada um dos 20 artistas de comunidades do Rio de Janeiro, escolhidos pela produção mediante inscrição prévia (informações abaixo), criará uma tela sobre o tema "A comunicação entre as favelas do mundo". As peças serão enviadas pela FedEx para Nova Iorque, onde serão exibidas na mostra internacional, em setembro.
"Essa ação será executada pela iN Favela, agência de live marketing do grupo Favela Holding. As telas serão expostas em vários ambientes da cidade de Nova Iorque até novembro, quando serão leiloadas eletronicamente. Toda a renda será dividida entre os artistas", explica Thales Pereira Athayde, coordenador da Cufa Global.
Celso Athayde, fundador da Cufa e idealizador do ambicioso projeto global, ressalta a importância simbólica dessa ação de grafite.
"Essas telas serão pintadas no viaduto de Madureira e expostas para o mundo inteiro, seja nas paredes ou na exposição virtual. Mas o importante é que elas vão mostrar o sentimento e a arte das pessoas que vivem nesse território”, disse Athayde. “Onde muitos veem tristeza, essas pessoas veem alegria. Onde outros veem pobreza, elas veem oportunidades. Essa também será uma exposição da agenda positiva que colocar a favela no centro do mundo.”
A primeira Semana Global da Cufa será realizada entre os dias 12 e 18 de setembro, em Nova Iorque, com o intuito de apresentar mundialmente parte do trabalho artístico, cultural, esportivo, político e social realizado pela Central Única das Favelas em todo o Brasil e em outros 17 países.
A experiência passará por pontos tradicionais da cidade norte-americana como o National Black Theater, Harlem e a Columbia University, passando por um grande encontro de jovens na sede da Ford Foundation, Central Park, Queens University, entre outros. A última parada será na sede da ONU, com o lançamento do escritório global da Cufa e da posse do seu presidente, o Cearense, Preto Zezé.
Para participar da ação, os artistas deverão enviar fotos de boa qualidade de um grafite de sua autoria, juntamente com seu nome completo, endereço, nome da favela onde moram, data de nascimento, telefone de contato, para o e-mail concurso@cufa.org.br ou para o WhatsApp (21) 9 71015877. O prazo de inscrição se encerra no dia 26 de agosto. No dia seguinte, a Cufa divulgará os resultados e entrará em contato com os escolhidos para a intervenção no dia 28, às 10h.

Nenhum comentário: